segunda-feira, 16 de abril de 2012

Audiência pública em Floresta debate criação de mais uma Unidade de Conservação de Caatinga em PE

Pernambuco está prestes a ter sua segunda Unidade de Conservação (UC) de Caatinga, desta vez em Floresta, no Sertão do Estado.

A partir das 9h desta terça-feira (17), uma audiência pública irá debater, na Câmara de Vereadores do município, a proposta de criação da Estação Ecológica Serra da Canoa, de cerca de 12 mil hectares de caatinga, uma área de tamanho equivalente a três cidades de Olinda. A primeira UC de Caatinga do Estado fica em Serra Talhada.

Iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas), junto com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), a consulta pública é uma das etapas que integram o compromisso do Governo do Estado de implantar um total de 81 UCs, de Caatinga e Mata Atlântica, até 2014. “A existência de desta nova área protegida de caatinga é mais um passo fundamental na preservação desse bioma, que é único no mundo, e cuja conservação é estratégica para as metas de redução dos impactos do aquecimento global e dos processos de desertificação do semi-árido”, afirma o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, que estará presente na consulta pública em Floresta.

A área de Serra da Canoa atualmente pertence a vários proprietários rurais, e deverá ser adquirida pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), vinculada ao Ministério da Integração Nacional, para em seguida ser repassada ao Governo do Estado. A negociação visa sanar o passivo ambiental da Codevasf.

O público do encontro em Floresta será formado pelos proprietários rurais da área, representantes da Codevasf, prefeitura do município, associações de moradores, vereadores e ONGs ambientalistas, como SOS Caatinga, entre outros. O passo seguindo para a consolidação da proposta será a aprovação pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), que se reúne no próximo dia 20, no Recife.

A primeira UC de Caatinga do Estado é o Parque Estadual da Mata da Pimenteira, em Serra Talhada, com 887,24 hectares. Foi criado em 30 de janeiro deste ano, a partir do decreto de nº 37.823, do governador Eduardo Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário