segunda-feira, 16 de abril de 2012

João Paulo anuncia apoio a Maurício Rands

O ex-prefeito do Recife, João Paulo, anunciou, agora há pouco, no Diretorio Estadual do PT, que vai rumar com o pré-candidato Maurício Rands, contra o prefeito João da Costa.

O anúncio contou com a presença do secretário de Governo Maurício Rands e o presidente estadual do PT, o deputado Pedro Eugênio, além do senador Humberto Costa, líder da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), ala que lançou a postulação de Rands.

Em seu discurso, João Paulo disse que o momento é de emoção e lembrou de sua carreira política desde os movimentos operários, afirmando a importância da humildade para

Nos meios políticos, a avaliação é de que João Paulo acaba saindo menor do processo das prévias. Caso perca as eleições das prévias com Rands, será ruim. Caso Rands vença, também, uma vez que ele estaria colaborando para a criação de uma nova liderança, de quem ficará novamente à sombra.

Audiência pública em Floresta debate criação de mais uma Unidade de Conservação de Caatinga em PE

Pernambuco está prestes a ter sua segunda Unidade de Conservação (UC) de Caatinga, desta vez em Floresta, no Sertão do Estado.

A partir das 9h desta terça-feira (17), uma audiência pública irá debater, na Câmara de Vereadores do município, a proposta de criação da Estação Ecológica Serra da Canoa, de cerca de 12 mil hectares de caatinga, uma área de tamanho equivalente a três cidades de Olinda. A primeira UC de Caatinga do Estado fica em Serra Talhada.

Iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas), junto com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), a consulta pública é uma das etapas que integram o compromisso do Governo do Estado de implantar um total de 81 UCs, de Caatinga e Mata Atlântica, até 2014. “A existência de desta nova área protegida de caatinga é mais um passo fundamental na preservação desse bioma, que é único no mundo, e cuja conservação é estratégica para as metas de redução dos impactos do aquecimento global e dos processos de desertificação do semi-árido”, afirma o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, que estará presente na consulta pública em Floresta.

A área de Serra da Canoa atualmente pertence a vários proprietários rurais, e deverá ser adquirida pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), vinculada ao Ministério da Integração Nacional, para em seguida ser repassada ao Governo do Estado. A negociação visa sanar o passivo ambiental da Codevasf.

O público do encontro em Floresta será formado pelos proprietários rurais da área, representantes da Codevasf, prefeitura do município, associações de moradores, vereadores e ONGs ambientalistas, como SOS Caatinga, entre outros. O passo seguindo para a consolidação da proposta será a aprovação pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), que se reúne no próximo dia 20, no Recife.

A primeira UC de Caatinga do Estado é o Parque Estadual da Mata da Pimenteira, em Serra Talhada, com 887,24 hectares. Foi criado em 30 de janeiro deste ano, a partir do decreto de nº 37.823, do governador Eduardo Campos.